domingo, 12 de dezembro de 2010

Giovanni Guaccero & Alquimia - Musica Per Le Montagne [2004]


Giovanni Guaccero é um compositor romano, filho de Domenico Guaccero, importante compositor italiano da década de 60 e 70. Domenico era ligado ao Gruppo di Improvvisazione Nuova Consonanza, importantíssimo pra cena italiana de música contemporânea e experimental; seu trabalho se enquadra na "experimentação pós-Cage", na subordinação da composição à improvisação. Foi nesse ambiente de experimentalismo pesado que Giovanni cresceu.

Mas também não demorou muito pra que Giovanni conhecesse a música brasileira, virasse fã de Ney Matogrosso e abraçasse o Brasil com toda a força. E foi juntando essas duas vertentes tão distantes que nasceu o trabalho dele, que já trabalhou com Ennio Morricone e com Rosalia de Souza.

No Musica per le Montagne, quem acompanha o compositor é o grupo Alquimia (formado por Alessandra del Maro, Stefano Cogolo, Nicola Raffone e Gianfranco Tedeschi), e as composições foram todas feitas para acompanhar o video Le montagne del sapone, do cineasta Silvio Montanaro, gravado no cânion de Verdon, na França. É um semi-documentário alpinístico pensado para ser um espetáculo multimídia. A música, porém, tem força o suficiente para se impor mesmo sem o filme. Em meio a ocasionais "experimentações luciferinas", como avisa o encarte, há uma leveza tranqüilizante, uma brasilidade sutil, uma atmosfera quase transcendental. É daqueles discos para se ouvir de noite, com meia-luz e almofadas no chão.

Tracklist:

partire
01 - Viaggio (1)
02 - Montagne (1)
03 - Movimento dell'onda
04 - Meu desejo
cadere
05 - Montagne (2)
06 - Fatica
07 - Vortice
08 - Seduzione
09 - Distanza
salire
10 - Lontanta l'ultima stella
11 - Raro mistério azul
12 - Leggerezza
13 - Música de estrelas
14 - Personaggio possibile
15 - Viaggio (2)

Clique na capa do álbum pra baixar

Um comentário: