domingo, 13 de fevereiro de 2011

Coletânea Musiclube [1997]


Depois das Cantatas Populares 1 e 2, posto aqui mais uma coletânea de música paraibana, lançada três anos antes. O Musiclube da Paraíba, fundado em 1981 em João Pessoa, foi um dos movimentos mais importantes para a música do estado. Era um coletivo de músicos e poetas que se juntaram com o objetivo de criar, estimular a criação e divulgar a criação local, como forma de fortalecer a cena. As principais mentes por trás de sua criação são nomes como Pedro Osmar, Paulo Ró, Adeildo Vieira, Totonho, Chico César, Escurinho...

Foi só em 1997, quando o projeto já tinha 16 anos, que lançaram o primeiro disco. E entre as faixas, encontram-se pérolas preciosíssimas e raríssimas da música paraibana. A primeira faixa é Folha Corrida, de Totonho, gravada anos antes de sua estréia com o álbum de 2001 "Totonho & os Cabra", o primeiro registro da inconfundível voz fanha. Além disso, a primeira gravação do clássico de Escurinho, Savanas; o boi de matraca Boi do Brasil de Naldinho, experimentos de cirandas em MIDI de Paulo Ró em No mínimo ciranda; forrós, grupos vocais, a boa e velha MPBzinha light... De acordo com a apresentação escrita por Adeildo Vieira, "ao ouvir esse CD, muito provavelmente você não virá a gostar de todas as músicas, mas dificilmente você deixará de se identificar com alguma delas".

É um CD de grande valor histórico e musical, um retrato da cena musical daquela época, dos grandes compositores paraibanos que ainda estão ativos, dos que não estão mas ainda inspiram toda uma nova geração e dos instrumentistas brilhantes que infestam essa nossa terra.

Tracklist:

01 - Totonho & os Cabras - Folha Corrida
02 - Déo Nunes - Diapasão
03 - Escurinho - Savanas
04 - Pádua Belmont - A Chegada
05 - Naldinho - Boi do Brasil
06 - Cacá Ribeiro - Dança do Urubu
07 - Sandro Pitta - César e Inês
08 - Grupo Voz Ativa - Impressões em Três Momentos
09 - Paulo Ró - No Mínimo Ciranda
10 - Dida Vieira - Cavalo Alazão
11 - Clementino Lins - Cantiga de Louco
12 - Nando Azymuth - Vozes Roucas
13 - Jairo Aguiar - Amor que Dói
14 - Jessé Jel e Wilson Carneiro - Um Simples Cantador

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário