quarta-feira, 9 de março de 2011

Cidadão Instigado - EP [1999]


Na real esse post escapa um pouco do que eu tinha pensado originalmente pro blog – antes de postar alguma coisa eu ia ver no google se algum outro blog já tinha postado o mesmo disco, já que eu queria só postar coisas que realmente não se encontravam na internet. Alguns posts já fugiram um pouco à regra, e esse aqui, ainda mais que já foi postado pelo Hominis Canidae, é quase redundante no mundo da internet. Mas porra, é um disco tão bom, e tão pouco ouvido (eu mesmo descobri recentemente), que merecia seu lugar aqui.

Esse EP, com suas cinco musiquinhas, é bom de tantas maneiras que provavelmente vou fazer um dos meus maiores posts até agora pra explicar isso. Ele funciona como uma espécie de manifesto do Cidadão Instigado: ele explica exatamente qual é a vibe da banda, quando ela ainda nem estava bem definida. O som da banda está bem diferente do som do Uhuuu! ou do Método Túfo, mas dêem uma olhada nas letras.

O disco começa com uma música de Sérgio Ricardo da trilha sonora de seu filme A Noite do Espantalho, de 1974, estrelando Alceu Valença, ambientado naquele Nordeste miserável com coronéis tiranos e fazendeiros lascados. A música é de uma vibe retirante, do zé doidim que foge do sertão pra tentar a vida na capital, e Catatau acrescenta um pequeno trecho falado no começo, que mais tarde virou a letra de Apenas um Incômodo, do álbum de 2005:

Se você me chamar de paraíba ou baiano, não vai me soar estranho, pois eu sei que aos teus olhos eu sou apenas um incômodo que veio do nada para empestar o mundo. Mas escute: eu que vim do nada não tenho canto nem corrente, só tenho um sonho que já é meu e duas palavras pra lhe dizer nesse instante: me agüente!

Depois dessa, todo mundo teve que agüentar Catatau e sua banda. Fernando Catatau era um cearense recém-chegado em São Paulo, um nordestino no concreto, um cidadão instigado no meio da rua, um pedaço de sol da seca no meio da garoa cinzenta de São Paulo que não ia dar mole pra nenhum otário. A segunda música é exatamente sobre isso. Um groovezíssimo de baixo, um rap nordestino meio embolado meio funkeado, sobre como um paraíba qualquer pode escalar a cidade grande. É uma música inclusive meio profética, quando você vê que Catatau cumpriu todas as instigas que ele propôs.

A atmosfera geral do álbum é de uma grande mistura muito coerente: longas jams instrumentais jazzísticas, experimentações travadas, rock puro e simples, músicas psicodélicas (como A Radiação na Terra, que foi regravada no álbum de 2009), mostrando que já ali a banda tinha potencial e capacidade pra fazer muita coisa boa: como vem fazendo agora, mais de dez anos depois.

Esse disco é pra todo nordestino se instigar, e ir lá conquistar o Brasil inteiro, que tá provado aqui que não é impossível.

Tracklist:

01 - Tema do Filme "A Noite do Espantalho" [Tulão de Estrela]
02 - Um Nordestino no Concreto
03 - Poeira
04 - El Cabrone (O Caçador de Zé Doidins)
05 - A Radiação na Terra

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário