segunda-feira, 28 de março de 2011

Didier Guigue - Vox Victimæ [1999]


O encarte avisa: "As músicas deste CD evocam utopias bárbaras". Se Pero Vaz de Caminha tivesse um sampler Akai S2000 e um KorgWaveStation A/D, provavelmente seu relato sobre as terras brasileiras seria parecido com esse disco. Didier Guigue é francês, doutor em música e musicologia do século XX, formado em piano e fagote, mestre em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes, e veio morar em João Pessoa – hoje é professor da UFPB e faz parte do COMPOMUS, o laboratório de composição da universidade. Chegou trazendo toda a vanguarda da música européia e se deparou com o calor visceral e o movimento da música popular daqui.

O disco tem uma atmosfera carregada: em meio à música eletroacústica, ao rock progressivo e ao free jazz em um andamento lentíssimo, entram samples de cantos guerreiros xavantes e textos de Saramago, do antropólogo Darcy Ribeiro e de Augusto dos Anjos – Didier foi o primeiro, inclusive na Paraíba, a utilizar Augusto dos Anjos como material de citação musical. É um retrato cyberpunk da sociedade brasileira.

O disco é dedicado "a todas as vítimas. De ontem, de hoje, daqui e de todos os lugares."

De bônus, trecho de apresentação de Didier Guigue junto a Babilak Bah, DJ Guirraiz e DJ Chico Correa no Ciclo das Quartas:



Tracklist:

01 - A Cidade Ainda Ali Estava
02 - Utopia Selvagem
03 - Ciça de Todos os Caminhos
04 - A Fome de Lázaro
05 - Aquele que Ficou Sozinho
06 - Out of Urop: Parte I
07 - Out of Urop: Parte II
08 - Out of Urop: Parte III
09 - Vox Victimæ: Parte I (Profile to A)
10 - Vox Victimæ: Parte II (Profiles to B)

Clique na capa do disco pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário