domingo, 13 de março de 2011

Willem Breuker Kollektief - The Parrot [2001]


Willem Breuker é um dos nomes mais importantes do jazz holandês. Na estrada desde 1966 até a sua morte no ano passado, foi um compositor e band leader de uma criatividade sem limites. Tinha o costume de chocar platéias, incorporando elementos de teatro, improvisação e crítica social nas suas apresentações, e junto ao percussionista Han Bennink e ao pianista Misha Mengelberg fundou a Instant Composers Pool (ICP), que se tornou a primeira gravadora independente da Europa. Em 1974, fundou o Willem Breuker Kollektief, uma pequena orquestra de dez músicos, com quem tocou até o final da vida. Além disso, também já integrou a banda de Peter Brötzmann e já tocou com Don Cherry.

Mas sua importância para a música vai além de sua atuação como intérprete. Em 1974 fundou sua própria gravadora, BVHaast, que além de lançar seus discos, lançou inúmeros músicos jovens e quase desconhecidos da Holanda; também criou o Klap op de Vuurpijl, um festival de cinco dias, com espaço para os novos talentos. Foi, assim, um grande fomentador da cultura holandesa, além de exercer um trabalho como educador, oferecendo workshops, shows-escola e uma infinidade de materiais para estudo. O homem foi praticamente o messias do jazz holandês.

Esse disco é uma boa amostra do poder de Willem como compositor e como arranjador. Em meio às suas composições, há peças clássicas como a de Prokofiev (a Dança dos Cavaleiros de Romeu e Julieta), a The Good, the Bad and the Ugly de Morricone, trilha sonora do filme de mesmo nome, e Song of Mandalay, de Kurt Weill, com quem Willem colaborou extensamente. Longas jams improvisadas, pequenas vinhetas, jazz clássico e experimental, em um disco que a cada cinco segundos renova seu interesse em ouvi-lo.



Tracklist:

01 - Overture Kleine Amsterdam Rhapsodie
02 - Klein Intermezzo
03 - Mokum is Muziek
04 - The Little Ramblers
05 - Tango Superior / Interruptie
06 - Invasie muziek Bob + Babe
07 - To Be With Louis P.
08 - Wolkbreuk III
09 - Dance of the Knights
10 - Song of Mandalay
11 - Casablanca Suite
12 - The Good, The Bad and the Ugly
13 - Potsdamer Stomp

Clique na capa do álbum pra baixar

E leia esse entrevista com Willem Breuker que é muito boa pra entender como ele pensava: http://www.allaboutjazz.com/php/article.php?id=14612

Nenhum comentário:

Postar um comentário