terça-feira, 1 de março de 2011

Zu - The Zu Side of the Chadbourne [2000]


No meio da cena musical italiana quase completamente americanizada e comercializada, poucas bandas conseguem fazer um trabalho verdadeiramente original. Uma delas é Zu (pronuncia-se "tsú"). O trio – Luca Mai no sax barítono, Massimo Pupillo no baixo e Jacopo Battaglia na bateria – surgiu em Roma em 1997. O som é completamente experimental, influenciado pelo free jazz, pelo mathcore e com uma dose altíssima de experimentalismo. Desde sua fundação, já tocaram em quatro continentes, colaboraram com diversos artistas (desde 2007 colaborações com Mike Patton têm sido freqüentes) e lançaram 14 álbuns.

Eugene Chadbourne é um guitarrista, banjista e ancinhista americano filho de uma fugitiva dos campos de concentração da 2ª Guerra. Sua formação musical segue a seguinte ordem, que diz muito sobre seu som: dos Beatles a Jimi Hendrix a John Coltrane a Anthony Braxton. Parou de tocar rock porque se entediou, e passou a estudar blues, bluegrass, free jazz e noise. Já tocou com John Zorn, Jello Biafra, Jimmy Carl Black e com Zu.

Esse disco é uma colaboração histórica entre essas duas entidades. O resultado não é difícil de prever: um free jazz/noise rock de fazer orgulho a Ornette Coleman. Apesar do título do disco, não há nenhuma relação com o Dark Side of the Moon de Pink Floyd, e apesar do título das músicas, ao escutá-las você pode perceber que elas passam longe de serem versões das originais – mas o clima de tiração de onda do nome das músicas pode quase ser sentido no disco. A música que abre, Cosmos, é uma homenagem a John Coltrane, e a última, Spirits, é uma homenagem a Albert Ayler – duas lendas mortas que foram essenciais para o desenvolvimento do free jazz.

Tracklist:

01 - Cosmos
02 - Chadbourne in the Skies With Diamonds
03 - Somewhere Over the Chadbourne
04 - Porgy and Chadbourne
05 - Holiday in Chadbournia
06 - Ascenseur pour le Chadbourne
07 - In a Gadda Na Chadbourne
08 - 'O Chadbourne Mio!
09 - House of the Rising Chadbourne
10 - Stairway to Chadbourne
11 - For Those About to Chadbourne
12 - Everybody Needs a Chadbourne (to Love)
13 - Spirits

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário