terça-feira, 19 de abril de 2011

Spooky Tooth e Pierre Henry - Ceremony [1969]


Esse também vai ser outro post múltiplo, dessa vez por motivos didáticos mesmo. O post principal do dia é esse da capa do desenho estranho aí em cima: uma colaboração inverossímil entre dois artistas aparentemente incompatíveis. Gary Wright era o tecladista e vocalista da banda pop do final dos anos 60 Spooky Tooth, que fazia um rock pesadinho pra época mas bem acessível. Pierre Henry foi um compositor de vanguarda francês, que junto a Pierre Schaeffer abriu o território pra o que viria a ser a música eletrônica. Com a invenção da fita magnética e das técnicas de processamento de áudio, os dois compuseram a primeira peça de concerto eletrônica, a Symphonie Pour Un Homme Seul, de 1950. Chamaram a música que faziam de "música concreta", pois se utilizava de gravações de sons "concretos", "reais", e não os sons musicais produzidos por instrumentos. O subpost é justamente a Symphonie, pra vocês terem uma idéia de qual era a de Pierre Henry:


Tracklist da Symphonie pour un homme seul:

01 - Prosopopée I
02 - Partita
03 - Valse
04 - Erotic
05 - Scherzo
06 - Collectif
07 - Prosopopée II
08 - Eroica
09 - Apostrophe
10 - Intermezzo
11 - Cadence
12 - Strette

Décadas depois desses primeiros experimentos, Pierre Henry decide que quer tentar trabalhar junto a uma banda pop, e escolheu justamente a Spooky Tooth. Era 1969 e eles tinham acabado de lançar seu álbum de maior sucesso, o Spooky Two, com hits de blues rock e até uma música que foi anos mais tarde regravada por Judas Priest. Pierre Henry e Gary Wright conversaram, e decidiram fazer esse álbum juntos. O disco seria conceitual – um serviço da missa em versão hard rock/música concreta. No final, o que aconteceu na verdade foi que a banda gravou o disco inteiro, mandou as gravações pra Henry que adicionou suas experimentações eletrônicas por cima: estava pronto o Ceremony. Estalos, barulhos que podem fazer você pensar que o arquivo está com problema, samples de vozes e sons sintetizados eletronicamente foram entulhados em cima das bases, resultando num disco completamente híbrido, com duas camadas contrastantes superpostas.

Resultado: o disco, embora fosse fruto das idéias de Henry, saiu com o nome de Spooky Tooth, todos foram às lojas animados com o novo lançamento da banda, e sairam decepcionados, ou pelo menos confusos. O disco vendeu mal, Gary Wright se demitiu e foi tocar com George Harrison, Spooky Tooth se dissolveu e só voltou dois anos mais tarde, com uma formação diferente. Até hoje o disco é pouco conhecido, e mesmo pra ouvidos contemporâneos, soa muito estranho. Mas vale à pena pelo valor de experimentação, e pelo fato de que dificilmente você vai escutar algo parecido.

Tracklist do Ceremony:

01 - Have Mercy
02 - Jubilation
03 - Confession
04 - Prayer
05 - Offering
06 - Hosanna

Clique na capa dos álbuns pra baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário