segunda-feira, 23 de maio de 2011

Xeno - Moving to Town... [1999]



Xeno (pronuncia-se Zeno) é um projeto de música eletrônica do belga Henry Krutzen, que desde 2001 mora no Brasil. O nome (que vem de xénos, a palavra grega para estrangeiro) não podia ser mais adequado: o cosmopolitismo emana dessa figura. Embora formado e atuante no campo da psicanálise, não deixa a música em segundo plano. Começou na Bélgica entre as décadas de 70 e 80 tocando em várias bandas, desde Earwigs, uma banda de heavy metal, até Bar, um projeto de chanson francesa, passando pelo rock progressivo, new wave, experimental e jazz.

Em 1993, ainda na Bélgica, funda a banda de rock progressivo Finnegans Wake, que queria ser algo nos moldes do que foram as bandas de Canterbury dos anos 70 (como Soft Machine ou Caravan), mas que acabou sendo mais influenciada pela música de concerto do século XX e pela música eletrônica. A banda existe até hoje, tendo contado com a participação do professor da UFPB Marcílio Onofre, que teve composições gravadas no álbum The Bird and the Sky Above, de 2010.

Chegando ao que interessa: em 1998, depois de já ter feito tanta coisa, Krutzen decide criar seu projeto de música eletrônica, Xeno. As composições são temáticas. O primeiro disco, lançado ainda em 98, chama-se Them, e consiste em peças baseadas em filmes de ficção científica, do homônimo Them! de 1954 sobre formigas radioativas gigantes, a THX 1138, o primeiro filme de George Lucas. Esse disco, lançado um ano depois, se propõe a fazer uma trilha sonora para várias cidades ao redor do mundo, de São Paulo a Dar es Salaam. O resultado é interessante, ainda mais levando-se em conta a época em que foi feito: a música eletrônica ainda estava sob a sombra dos anos 80, quase sempre associada a dance music. Muitas vezes pra quem ouve o disco em 2011 os timbres MIDI demais podem acabar parecendo artificiais, mas em 1998 com certeza soavam moderníssimos.

Tracklist:

01 - Gérardmer
02 - ...Or to the Country (romantic)
03 - Granada
04 - ...Or to the Country (mysterioso)
05 - Canterbury
06 - ...Or to the Country (heavenly)
07 - Marrakech
08 - ...Or to the Country (oriental)
09 - Cape Town
10 - ...Or to the Country (dark)
11 - Dar es Salaam
12 - ...Or to the Country (kosmisch)
13 - Bratislava
14 - ...Or to the Country (cosy)
15 - São Paulo
16 - ...Or to the Country (Part 3)
17 - Chicago

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário