domingo, 12 de junho de 2011

Krøyt - One Heart is Too Small [2001]


Tem umas coisas que só aquela atmosfera fria da Escandinávia consegue produzir. Parece que o tempo lá anda diferente – as músicas são quentes, mas é aquele calor de quem está aquecido no frio, e não aquele calor da gente aqui. O jazz deles é mais cool que o de Miles Davis. Alguns são mais famosos: o trompetista Nils Petter Molvær, o saxofonista Jan Garbarek ou o pianista Bugge Wesseltoft. Os que trago aqui nem tanto.

Krøyt surgiu na Noruega em 1993, quando o acid jazz tinha acabado de surgir: um ano depois do lançamento do último disco de Miles Davis, o Doo Bop, o primeiro a misturar jazz com hip-hop (pra manter a tradição de Miles de criar novos estilos de jazz: desde o cool em 1949, até o acid jazz em 1991, quando morreu – quem sabe o que ele ainda não teria inventado?). O trio lançou seu primeiro disco, o Sub, em 1997, e em 1999 ganharam o Grammy norueguês pelo seu álbum Low.

O One Heart is Too Small é de 2001 – o grupo já estava bem consolidado, e sabia o que queria. O som é meio trip-hop, meio acid jazz, com seus momentos de rock bem pra cima pra contrastar. A primeira música já envolve numa atmosfera de neblina, com os vibrafones cristalinos fazendo um dueto com uma voz feminina ainda mais cristalina, cantando uma versão boreal do poema As Adam Early in the Morning, do poeta americano Walt Whitman. Ótimo pra fingir que esse nosso inverno é um pouquinho mais frio do que ele é.



Tracklist:

01 - As Adam Early in the Morning
02 - Grown and Flown
03 - Heart's Heart
04 - Don't Cry For Me
05 - Werving
06 - If There Be Anyone
07 - Who Has Seen The Wind
08 - Mountain
09 - Calm With Reason
10 - Seals in Vain (Come Away)
11 - Bride

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário