sábado, 2 de julho de 2011

Forward Kwenda - Svikiro: Meditations From an Mbira Master


A mbira é um instrumento africano muito parecido com a kalimba, onipresente em consultórios de homeopatia – uma caixinha ressonante de madeira com lâminas de metal afinadas tocadas com os dedos. Para os shona, povo do Zimbábue, a música da mbira é de importância espiritual – é geralmente tocada em cerimônias religiosas, para invocar os espíritos certos para a ocasião. Tocar mbira para eles é algo que transcende a música. Geralmente há dois tocadores de mbira: o kushaura, o chamador, que faz a parte principal da música, e o kutsinhira, o que responde – um tocando durante o silêncio do outro.

Forward Kwenda nasceu no distrito rural de Buhera, no Zimbábue, em 1963. Desde pequeno demonstrou interesse pela poesia, pela música e pela tradição shona. Aos oito anos começou a tocar vários instrumentos de percussão tradicionais. Poucos anos depois, conseguiu uma mbira e começou a estudar, sem nenhum professor além de ocasionais programas de rádio com música de mbira. Aos 21 anos, mudou-se para a capital, Harare, onde começou a tocar com outros músicos, e começou a ser conhecido. Tocadores de mbira mais velhos que ele se impressionaram com o estilo do rapaz, que tocava sozinho peças que precisariam de vários músicos – apesar disso, Forward nunca adotou a postura de virtuoso: ele diz que quem toca a mbira são os espíritos, e que quando pega o instrumento ele nunca sabe o que vai sair. "Eu só tenho que sair do caminho para os espíritos poderem tocar – eu fico impressionado". Já foi considerado o Coltrane da mbira.

Esse disco, gravado em 1997 depois de uma turnê nos Estados Unidos, como o nome sugere, é transcendental – Forward toca mbira e canta melodias tradicionais de sua cultura. Para quebrar com a idéia de que música tradicional africana tem sempre que ser rítmica, vigorosa e corporal.



Tracklist:

01 - Kanhurura
02 - Gonamombe Rerume
03 - Zvichapera Chete
04 - Chipembere Nhimutimu
05 - Tadzungaira
06 - Chipembere
07 - Mukai Tiende
08 - Mandarendare
09 - Chpindura
10 - Mahororo
11 - Chidhangechidhange

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário