domingo, 21 de agosto de 2011

Maria Farantouri & John Williams - Songs of Freedom [1971]


Esse disco, que veio à tona em plena época de ditadura militar na Grécia, guerra do Vietnã e ainda no embalo sessentista de contra-cultura, protesto e consciência política, junta três músicos importantíssimos.

John Williams (que não é o mesmo John Williams que faz trilhas sonoras hollywoodianas) é um violonista clássico australiano, considerado junto com Julian Bream um dos melhores violonistas do século XX. É conhecido pela sua técnica impecável, pelo seu som limpo e brilhante, por fazer o violão soar como um piano. Além de sua carreira monumental na música clássica, a partir dos anos 70 ele também se aventurou na música pop, teve um grupo (meio brega, pra ser sincero) de jazz fusion, o SKY, que fez coisas como uma versão rock-anos-80 da Toccata e Fuga em Ré menor de Bach. E em 1971, se juntou a uma cantora grega para protestar contra a ditadura.

Maria Farantouri nasceu em Atenas em 1947. Começou sua carreira aos dezesseis anos, descoberta por Mikis Theodorakis, e encabeçou com ele um movimento de ressureição da música folclórica grega, com suas raízes bizantinas, porém com letras feitas por poetas contemporâneos, e alinhada ao movimento de folk de protesto dos Estados Unidos, com Bob Dylan e Joan Baez, e também no Brasil, com Nara Leão e Maria Bethânia no começo da carreira. Maria, com sua voz grave e forte, era um porta-voz feroz da situação política da Grécia. Em 1967, quando começa a ditadura militar, a música de Theodorakis é proibida no país, e Maria tem de fugir. Mikis Theodorakis é um compositor mais famoso pelas trilhas sonoras de Zorba, o Grego e de Z, um filme político sobre a ditadura grega. Embora seja músico, desde cedo foi um ativista político. Foi preso pelos nazistas durante a ocupação da Grécia, depois foi preso pelo regime monarquista durante a Guerra Civil da segunda metade da década de 1940, e foi preso duas vezes pela ditadura dos anos 60. Nessa jornada ele foi torturado, enterrado vivo, exilado em ilhas distantes e expulso do país. Nada mais natural que ele se tornasse o idealizador do movimento político de canções políticas, tentando mostrar que a arte tem uma ligação estreita com o dia-a-dia de uma sociedade.

Em 1971, quando Maria e Mikis estavam exilados, se juntaram a John Williams para gravar esse disco, Songs of Freedom, no melhor estilo voz e violão. Mas não qualquer voz nem qualquer violão. No meio do disco, há quatro peças instrumentais tocadas por Williams, do ciclo de Epitáfios de Theodorakis, em homenagem às vítimas de uma operação policial que reprimiu e matou dezenas de manifestantes numa greve de operários da indústria de tabaco em 1936. Além disso, há varias poesias de Federico García Lorca traduzidas para o grego e musicadas por Mikis. Embora as letras em grego não seja compreendidas facilmente pela maior parte das pessoas, esse disco é talvez uma das obras mais fortes pela liberdade produzidas pelos anos 60.

Abaixo, o primeiro show de Theodorakis e Farantouri depois de seu retorno à Grécia, cantando To Yelasto Pedi, "O Garoto Sorridente", trilha sonora de Z e hino contra a ditadura grega:


Tracklist:

01 - Tou Pikramenou [O Triste]
02 - Antonio Torres Xepentia I [Captura de Antoñito el Camborio]
03 - Antonio Torres Xepentia II [Morte de Antoñito el Camborio]
04 - Xamos Apo Agapi [Perda pelo Amor]
05 - I Kalogria i Tsingana [A Freira Cigana]
06 - Tou Anemou [O Vento]
07 - I Pandermi
08 - Epitafios no. 2
09 - Epitafios no. 3
10 - Epitafios no. 4
11 - Epitafios no. 5
12 - To Yelasto Pedi [O Garoto Sorridente]
13 - Silva
14 - Irthan i Anthropoi [Os que foram levados pela estrada]

Clique na capa do álbum para baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário