segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França - Metá Metá [2011]


O nome do álbum, Metá Metá, já leva quem vai ouvir pra muito longe. A palavra metá vem do iorubá, e significa três - o trio por trás da obra: o violonista Kiko Dinucci, a cantora Juçara Marçal e o saxofonista e flautista Thiago França. Metá metá é uma construção que em iorubá significa "três em um" - o trio entra em simbiose como se fosse uma coisa só.

Kiko Dinucci é um violonista e compositor paulista que tem uma carreira rica em parcerias - talvez a mais conhecida seja a música "Mariô", com Criolo, mas talvez não seja a mais empolgante. Uma delas foi em 2007, com o disco Padê. Quem o acompanhava era Juçara Marçal. Ela já tinha uma bagagem musical riquíssima: fazia parte do grupo paulista A Barca, que se dedica a expedições de pesquisa musical pelo Brasil, um pouco como Mário de Andrade fazia, catando um pouco daqui e um pouco dali. Mário de Andrade fez um livro, A Barca fez discos, passando a experiência que tinham adquirido. Toda essa experiência já está no Padê, moldada pelos arranjos minimalistas de Kiko Dinucci, que está longe de ser um virtuose em seu instrumento mas está talvez ainda mais longe de ser desinteressante.

No meio do caminho, Kiko e Juçara conheceram Thiago França, que é não só um instrumentista, mas também um criador. Os três uniram forças e criaram um trabalho conjunto. O disco tem muito do minimalismo bem trabalhado do Padê, mas traz o ponto culminante dessa estética. A maior parte das músicas conta só com o trio, e algumas poucas têm percussão, uma tem bateria e outra tem um cavaquinho. A africanidade transpira em cada música, e a paulistanidade fica escondida - mas não muito atrás.

E ao mesmo tempo que o disco ignora - propositalmente - todo tipo de modernidade previsível e soa como se fosse um vinil de sessenta anos atrás magicamente pousando em nossa era, ele aborda genialmente uma das principais questões para quem faz música no século XXI - a "pirataria". No meio da discussão sobre copyright, copyleft, download remunerado, trama virtual, Radiohead e tudo o mais, o trio (e vários outros músicos) resolveram deixar tudo de lado e criar sua própria solução: criaram o Projeto Axial e o software Bagagem. O Bagagem é um player que toca os álbuns dos artistas do Projeto Axial, e que permite que se tenha acesso - grátis - a todas as músicas, letras, releases, encartes, capas e clipes dos participantes do projeto. O Metá Metá tem para cada música um clipe feito por um artista plástico diferente, que pode ser assistido pelo software.


Tracklist:

Entre colchetes, o compositor

01 - Vale do Jucá [Siba]
02 - Umbigada [Lincoln Antônio]
03 - Papel Sulfite [Jonathan Silva]
04 - Trovoa [Mauricio Pereira]
05 - Samuel [Kiko Dinucci e Rodrigo Campos]
06 - Vias de Fato [Kiko Dinucci, Douglas Germano e Edu Batata]
07 - Oranian [Kiko Dinucci e Douglas Germano]
08 - Obá Iná [Douglas Germano]
09 - Obatalá [Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França]
10 - Orá Iê Iê O [Kiko Dinucci, Juçara Marçal e Thiago França]

Clique na capa do álbum pra baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário