sábado, 3 de março de 2012

Aníbal Sampayo & Demetrio Ortiz - Arpa Paraguaya [1967]


Durante o período colonial da América do Sul, as tradições européias que chegava ao novo continente se misturavam com as tradições que já existiam, se transformavam, se reconfiguravam e se remoldavam. Muitos elementos da cultura ocidental de hoje em dia vêem dessa miscigenação - que acontecia dos dois lados. Um exemplo é o gênero barroco da passacaglia, que remete quase que imediatamente à Europa dos séculos XVII e XVIII - até Bach escreveu uma. Entretanto, muito provavelmente a passacaglia nasceu como um tipo de música popular mexicana por volta do século XVI.

Outra conseqüência desse intercâmbio foi a introdução da harpa barroca na América Latina. Isso levou à criação de algumas tradições do uso da harpa como instrumento popular em lugares esparsos do continente: nos Andes, no México, na Colômbia, na Venezuela e no Paraguai. Destes lugares, talvez o lugar com a tradição de harpa mais forte seja o Paraguai, onde ela é considerada o instrumento nacional - e atingiu uma moderada fama internacional com o grupo Los Paraguayos, que desde os anos 50 têm sido os principais porta-voz da música paraguaia.

Um dos principais nomes da música popular paraguaia é o compositor, cantor e violonista Demetrio Ortiz, autor de Mis Noches Sin Ti, seu maior sucesso, e Recuerdos de Ypacaraí, gravada inclusive por Caetano Veloso. Nesse disco de 1967, ele se junta a Aníbal Sampayo, um dos principais harpistas do Uruguai para prestar uma homenagem a essa tradição tão antiga, num disco que passeia entre melodias em espanhol e guarani, as línguas oficiais do Paraguai, e sonoridades que às vezes parecem exóticas e às vezes soam surpreendentemente familiares.


Tracklist:

01 - Mis Noches Sin Tí
02 - Amor Imposible
03 - Boquita de Miel
04 - Mburucuya
05 - Quisiera Decirte
06 - Teresita Mía
07 - Quiero Besar Tus Manos
08 - Yo No Sé Porqué
09 - Junto a Mí
10 - Tu Cabeza en Mi Hombro
11 - Al Verte de Nuevo
12 - Te Sigo Esperando
13 - Cuando Estoy Contigo
14 - Mi Asunción Porã

Clique na capa do álbum pra baixar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário