quarta-feira, 14 de março de 2012

Limiares [2012]



O Limiares é um projeto da Ibrasotope que consistiu na produção e gravação de três discos. A Ibrasotope é uma fundação criada no final de 2007 com o objetivo de incentivar a música de concerto experimental. Nesse projeto, três grupos de intérpretes e compositores ligados à música eletro-acústica tiveram a oportunidade de gravar seus trabalhos. Embora permaneça largamente ignorada pelo público geral, a música eletroacústica no Brasil tem uma história extensa, que começa em 1951 com os trabalhos de Reginaldo Carvalho. Com as novas possibilidades tecnológicas do século XXI, o gênero tem se transformado e expandido, e há uma safra de jovens compositores tentando explorar tudo o que for possível. Os três discos que formam o projeto são:

Duo Henrique Iwao-Mário del Nunzio - Trios & Quartetos

O Duo Henrique Iwao-Mário del Nunzio, diretores do Ibrasotope, existe oficialmente desde 2003, e se dedica à experimentação de novas possibilidades para a performance de eletrônica ao vivo. Embora também toquem peças compostas para a formação do duo (que inclui um sintetizador, uma tábua amplificada e vários aparelhos eletrônicos), grande parte de sua produção também é focada na livre improvisação.

O desafio para o disco Trios & Quartetos foi deslocar a prática da livre improvisação eletroacústica do palco - seu hábitat natural, onde todas as decisões são feitas na hora e a experiência presencial é tão importante quanto o próprio conteudo musical - para um álbum gravado, onde o resultado sonoro deve ser interessante mesmo após várias audições. Com a ajuda de convidados (um ou dois diferentes para cada faixa), o duo se desdobra em trios e quartetos e cria paisagens sonoras improvisadas distintas umas das outras, ditadas pela personalidade de cada músico. No final, os melhores takes foram selecionados, sem edição, para compor as faixas do álbum.


Tracklist:

01 - Quarteto 1, no. 2 (com Antonio Panda Gianfratti e Lucas Araújo)
02 - Trio 2, no. 7 (com César Villavicencio)
03 - Quarteto 2, no. 7 (com Matheus Leston e Pan&Tone)
04 - Trio 1, nos. 6 e 7 (com Matthias Koole)

Valério Fiel da Costa - Jogos Noturnos

Valério Fiel da Costa é paraense, estudou na Unicamp e ensina na Universidade Federal da Paraíba. Em Belém, foi membro do grupo de performance eletroacústica Artesanato Furioso; em São Paulo juntou-se como diretor musical ao grupo Teatro da Passagem e integrou o grupo de improvisação livre Ensemble Limite; em João Pessoa passou a fazer parte como professor e compositor do COMPOMUS.

Um especialista em técnicas de piano preparado e um estudioso de John Cage, Valério em suas composições coloca a partitura em um nível hierárquico inferior ao ouvido, à performance ou ao intérprete - em suma, a notação no papel deve servir como guia geral para que se atinja um resultado sonoro ideal, e não pode estar imune a modificar-se em função deste. Por isso as composições, feitas entre 2003 e 2009, recebem nesse disco versões singulares únicas do momento em que foram gravadas, em 2011.


Tracklist:

01 - Pranayama
02 - Sereias
03 - Kensho
04 - Marilia Range
05 - Silêncios, Peixes e Assombrações Sub-Aquáticas
06 - Matinais

Duo N-1 - Enemenosvideo

O Duo N-1 (lê-se "ene menos um"), formado por Alexandre Fenerich e Giuliano Obici, é um grupo que experimenta em todas as áreas que toca. A começar pelos instrumentos - segundo os próprios integrantes, o duo surgiu da "gambioluteria", a construção de dispositivos sonoros através da gambiarra. Não por acaso seu primeiro disco, lançado em 2009, chama-se Jardim das Gambiarras Chinesas.

Outro elemento chave do duo é a interação audiovisual. Suas performances, além dos objetos que produzem som, também incluem microcâmeras e retroprojetores. A gravação do álbum deixa de lado esse elemento, e acaba enfatizando as qualidades evocativas e mnemônicas do som. A obra em nove movimentos Rua de Lágrimas foi composta para servir de trilha sonora para o filme alemão de 1925, Die freudlose Gasse.

Tracklist:

01 - Surfing in Turntables
02 - Marulho Oceânico
03 - Rua de Lágrimas - Abertura
04 - Rua de Lágrimas - O Casal
05 - Rua de Lágrimas - O Escritório
06 - Rua de Lágrimas - Solilóquio e O Inferno
07 - Rua de Lágrimas - O Escriba
08 - Rua de Lágrimas - A Cidade
09 - Rua de Lágrimas - Ecos do Caos
10 - Rua de Lágrimas - Solilóquio Final



Clique na capa de cada disco para baixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário