quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mikey Smith - Mi Cyaan Believe It [1982]


Mikey Smith é um dos nomes mais importantes, e talvez um dos mais esquecidos, da poesia dub. A poesia dub é um gênero musical jamaicano surgido no final dos anos 70, cronologicamente entre os experimentos de Gil Scott-Heron e o hip hop político americano, parecido com a jazz poetry dos beats. O poeta dub mais famoso é Linton Kwesi Johnson, que em 1978 lançou Dread Beat an' Blood, o primeiro disco do gênero. Radicado em Londres, Linton Kwesi Johnson fundou a sua própria gravadora, LKJ Records, por onde passou a lançar seus discos e os de outros jamaicanos que moravam na Inglaterra. Entre eles estava Mikey Smith.


Mikey cresceu na Jamaica, e recebeu formação de ator na Jamaican School of Drama (que também formou outro grande poeta dub, Oku Onuora). Sua poesia logo ganhou projeção internacional, representou a Jamaica em vários festivais em Cuba, Barbados e na Inglaterra. Em Londres, conheceu Linton Kwesi Johnson, que lançou em 1982 seu único disco, Mi Cyaan Believe It. Acompanhado pela mesma banda que toca nos discos de Linton, a Denis Bovell Dub Band, o disco é uma impressionante performance vocal num patois jamaicano fortíssimo, com suas letras de contestação que beiram o anarquismo.

Infelizmente, a carreira de Mikey acabou repentinamente quando estava começando a se tornar conhecido. Um ano depois do lançamento de seu disco, durante um evento político do partido dos trabalhadores jamaicano, Mikey começou a fazer perguntas muito incovenientes e provocativas ao Ministro da Educação, que era do partido. No dia seguinte, três ativistas o perseguiram e acabaram matando o poeta a pedradas. Um destino comum entre os grandes provocadores da história. E como diz o próprio Linton, uma das vozes mais originais do Caribe.



Tracklist:

01 - Black and White
02 - Mi Feel It
03 - Mi Cyaan Believe It
04 - Long Time
05 - Trainer
06 - Picture or no Picture
07 - Roots
08 - It a Come
09 - Give Me Little Dub Music

Clique na capa do álbum pra baixar.

Um comentário: